Pesquisar

sábado, 14 de maio de 2011

Cartogradas

Anda por aí toda a gente alvoroçada por um suposto deslize do senhor Catroga. Uns classificam-no de mal-educado, outros de pouco feliz ou, ainda, de irreverente. Não consigo entender o mal que toda essa gente detectou na expressão do sr. Catroga. Afinal o que é que o homem disse que possa gerar tanta censura e indignação? Aqueles que se apressaram para deitar as unhas de fora para o criticar devem, por certo, ter feito confusão entre dois vocábulos. Senão vejamos. Eu ouvi bem, e muitos outros também terão ouvido, o distinto economista introduzir no meio duma frase uma forma verbal do verbo pintar. Foi isso exactamente que aconteceu. O homem indignado com tanta crítica e/ou ineficácia dos media proferiu a locução pintei-lhos. A forma mais correcta seria a pintar. Mas entende-se que no fervor da sua justa indignação tenha trocado o tempo verbal.

Mas logo vieram mentes resinosas afirmar que o pobre senhor teria dito pentelhos que para além de designar pelos públicos também pode significar, em sentido figurado, pessoas enfadonhas ou exasperantes.

Deixem o cavalheiro em paz. A ele ficaremos a dever a grande lição que o seu contributo no programa de governo PSD nos irá trazer. Ou seja: Portugueses comprem alpergatas e aprendam a estender a mão

Sem comentários:

Enviar um comentário